terça-feira, 9 de outubro de 2007

Porque se comunica tanto sobre alimentação??

Pura e simplesmente os alimentos, como bens-essenciais, VENDEM... A alimentação como meio de subsistência foi sendo explorada pela indústria alimentar como forma de rentabilização económica. Esta caça ao lucro aliada a conhecimentos científicos que sustentam uma relação benéfica entre alimentação e saúde, gera campanhas de markting desenfriadas de novos produtos cujo consumo diário promete 1001 beneficios. O lado económico vs a preocupação com a saúde deve alertar todos para a necessidade de nos protegermos contra a influência que markting exerce sobre nós. E mais uma vez aqui a comunicação tem um papel fundamental. Acreditamos, por esta razão, que a razão pela qual estamos sucessivamente a falar de "alimentação" é porque somos bombardeados com informação comercial proveniente desta grande indústria.

Como futuros profissionais de saúde devemos aproveitar este movimento que coloca a alimentação "in voga" para consciencilizar ou pelo menos provocar reflexões sobre como se deve comer para melhor viver.


"As pessoas podem escolher a forma como comem, ao contrário do ar que respiram." Michio Kushi

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Realmente hoje fala-se de beneficios de alimentos que antigamente nao se falava nem tão pouco a população em geral tinha os conhecimentos sobre alimentação (correctos ou errados) que têm actualmente e acredito que este facto tenha é em grande parte da responsabilidade da publicidade. Por isso acho muito interessante o vosso ponto de vista e concordo totalmente! PARABENS


Pedro Santos

Anónimo disse...

como é que podemos acreditar nestes projectos de nutricionistas se nem reflexões sabem escrever! sim porque nao se escreve "refelexões".

na sociedade hodierna a imagem tem uma papel extremamente importante e, uma vez que a alimentação está directamente associada a mesma é, por isso, que se comunica tanto sobre a mesma! infelizmente! pois, a saude deveria ser a principal razao!

Anónimo disse...

Olá gostaria de em primeiro lugar deixar aqui registado que o vosso blog está a crescer e muito bem! Tanto vocês como a faculdade estão de parabéns por terem inovado e dinamizado os trabalhos das disciplinas! Felicito o(a) professor(a)responsável da disciplina, por motivar os seus alunos criando novas formas de ensinar e porque tenho a certeza que monotorizar todo este trabalho não será propriamente fácil.
Em segundo lugar gostaria de felicitar também o anónimo que fez o comentário sobre as reflexões por que pelo que dá a entender nunca cometeu um erro, nem a escrever a mão nem a escrever num computador! Talvez deve-se identificar-se para que todos os que passem por cá para apreciar o trabalho destas alunas saibam que existe uma pessoa assim e que lhe possam dar os parabéns!
De facto, este país precisa de mais pessoas como este anónimo que fez o comentário, pessoas que se limitam a demegrir o trabalho alheio e mas que têm vergonha de se assumir perante o publico!
Mais uma vez felicito as responsáveis pelo blog porque tornaram públicas as suas opiniões e deram a cara por elas. Espero que tirem boas notas.
Por ultimo, felicito a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a mais velha universidade do país a formar nutricionistas e de longe a melhor, por todos os projectos de nutricionistas, mais uma vez faço referência ao anónimo do comentário, que ainda são estudantes e já são brilhantes!

Sofia Martins

Ps: Se a mensagem tiver algum erro por favor não pensem que não sei escrever português... É que ao contrario de muitos eu ainda sou humana!!!