sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Nutricionistas precisam-se!!!


“ (…) um quarto das crianças em idade pré-escolar tem excesso de peso, um valor que sobe para 30% quando se considera a população entre os sete e os onze anos. (…)” *
95% dos municípios não têm nutricionistas e esta é uma realidade que a todos deve preocupar. Os municípios têm à sua responsabilidade a alimentação feita nas escolas (cantinas e bufetes) e este facto reflecte-se directamente nos alimentos que as crianças e adolescentes irão comer.
Pela notória dificuldade em implementar hábitos saudáveis nas escolas e pela urgência de medidas de acção que contrariem o excesso de peso actualmente verificado nas nossas crianças e adolescentes, as autarquias deveriam requisitar a ajuda de nutricionistas e estar alerta para o que este números poderão significar no futuro.
Não só é importante controlar os alimentos que estão à disposição destas crianças, como também é fundamental dar-lhes formação no âmbito da educação alimentar porque estas que são as crianças de hoje serão os adultos de amanhã!
Senhores autarcas não se esqueçam que o povo tem sempre razão: “de pequenino é que se torce o pepino” e “mais vale prevenir do que remediar”!

* Em Diário de Noticias, dia 16 de Outubro de 2007.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola... Desde já queria dar os parabéns, a estas alunas de Nutrição, pela criaçao desde blog muito interessante e informativo, que certamente tem ajudado a clarificar muitas das questões que se colocam em relação aos hábitos alimentares e a tudo o que rodeia a nutrição, na nossa sociedade actual.
Na minha opinião, cada vez mais nas escolas se verifica um descréscimo de qualidade a nível alimentar. A colocação de máquinas de refrigerantes, bolos e chocolates não ajudará certamente ao enriquecimento da alimentação destes jovens alunos, bem como os produtos alimentares que se vendem no próprio bar da escola, que na maioria das vezes de saudáve não têm nada. Já pra não falar da comida das cantinas, que salvo algumas excepções, deixa mesmo muito a desejar! Como exemplo: no meu tempo de secundário, haviam dias em que o almoço na cantina era imagina-se... uma fatia de pizza! Claro que nesta idade os jovens ficam agradados com alimentos destes, em detrimento de um prato saudável, mas acho que estas situações são inadmissíveis e que as entidades responsáveis têm que fazer algo para evitar que voltem a suceder.
E como podemos observar na nossa sociedade, cada vez há mais crianças obesas! E as escolas têm como obrigação porem ao dispor de todos os alunos alimentos e refeições saudáveis para que esta situação não se desenvolva como verdadeiras "bolas de neve", ou seja, se não for tratado o problema de início este pequeno jovem obeso tornar-se-á mais tarde um adolescente obeso e consequentemente um adulto obeso!
Por isso, tal como vocês exprimem neste post, acho fundamental, que os municípios de todo o país "abram os olhos" de vez e tentem resolver este gravíssimo problema da nossa sociedade, contratando quem mais está qualificado para o fazer, ou seja, os Nutricionistas.
Mais uma vez Parabéns!

Marco Paredes

Anónimo disse...

Ola!
A alimentação nas escolas é um problema que nos deve preocupar a todos... Eu como mãe preocupo-me com a alimentação dos meus filhos e controlar os alimentos que eles comem na escola e verdadeiramente impossivel. Acho que a própria escola também devia promover sessões informativas para os pais. É dificil saber se estamos a fazer as melhores opções em relação a alimentação dos nosso filhos. As vezes sinto receio ser permissiva demais, outras vezes sou rispida demais... A verdade é que a obesidade infantil assusta-me muito. Acho este tema actual.